Saulo Oliveira | Psicólogo Clínico
A Psicanálise, inaugurada por Sigmund Freud e desenvolvida por pensadores como Jacques Lacan, é um campo de saber e uma prática clínica que se debruça sobre o Inconsciente.
O pressuposto fundamental é que o Sujeito é constituído pela Linguagem e que seus sofrimentos — os sintomas — são formações do inconsciente que carregam um sentido e um desejo a ser desvendado.
Meu trabalho consiste em oferecer a escuta para auxiliar na emergência do recalcado, permitindo a elaboração psíquica.
Aprender a lidar com as emoções intensas e a fazer escolhas baseadas em seus verdadeiros desejos.
Identificar e quebrar o ciclo de relacionamentos ou situações que se repetem e causam sofrimento.
Compreender as causas profundas da sua ansiedade, aliviando os sintomas e encontrando mais paz no dia a dia.
Melhorar a comunicação e a forma como você se relaciona com parceiros, familiares e colegas de trabalho
A sessão acontece no que chamamos de Setting Analítico, um espaço que garante o rigor e o sigilo do processo. O pilar técnico é a Regra Fundamental da Associação Livre: você é convidado(a) a dizer o que lhe vier à mente, sem censura e sem ordem lógica. Sua fala é o material do trabalho.
Minha função como analista é exercer a escuta flutuante para capturar a estrutura do discurso e as repetições do inconsciente. Neste processo, a duração da sessão não é cronometrada, mas determinada pelo tempo lógico necessário para a intervenção analítica ou para o momento crucial da sua fala. O fenômeno da Transferência é fundamental para que os padrões repetitivos possam ser transformados na relação com o analista.